

O que significa a palavra "holística"?
Conhecendo seu significado
A palavra "holística" é um adjetivo, derivado de "holos", do grego clássico e significa inteiro, completo, global, o todo, o holismo. É a busca de entender os fenômenos ou a realidade por completo, e não somente como resultado da união de suas partes; tratamento que analisa a pessoa como um todo, não somente como um conjunto de seus sintomas; a que busca tudo abranger.
O nome “terapeuta holístico” também tem algumas variações, conforme a especialidade e formações do profissional.
Dentre elas estão:
-
Terapeuta integrativo e complementar
-
Terapeuta natural / Naturólogo
-
Terapeuta alternativo
-
Terapeuta energético
-
Dentre outros

Visão holística da saúde
A visão holística da saúde considera a pessoa como um todo – corpo, mente e espírito – e suas interações com o mundo, para investigar as causas de uma doença e resolver o problema. A palavra Holismo deriva do grego ‘holos’, que significa inteiro ou todo.
A visão holística da saúde é muito comum em práticas orientais, como a medicina chinesa e a ayurveda.
Já a medicina tradicional, ocidental, tem uma abordagem da saúde que tende a enxergar o corpo humano como partes isoladas.
Porém, atualmente, há uma tendência da medicina tradicional em incorporar a visão holística da saúde para otimizar o tratamento de diversas patologias.
Exemplos de Aplicação do Holismo:
-
Você sente dor num dos joelhos. Um médico com visão fragmentária e mecanicista examina seu joelho, tira radiografia, manda fazer um ultrassom, procura ver o que está errado e indica ou um analgésico ou anti-inflamatório ou uma cirurgia.
Um médico com visão sistêmica faz uma anamnese, verifica seu organismo como um todo, vê onde pode estar a origem da dor, que pode estar num estresse proveniente de exercícios exagerados, ou na alimentação, ou na forma de dormir, etc. Enfim, vai ver de onde se origina a dor e como ela se manifesta direta e indiretamente em todo o organismo. E vai indicar uma solução mais abrangente que, aliviando a dor, não crie problemas em outras áreas do organismo.
Já o médico com visão holística vai querer perceber, antes de mais nada, como o paciente se sente frente à dor, com aceitação ou revolta, como é o ambiente onde vive e trabalha, o que está sendo difícil de ele aceitar no serviço, na família, na sociedade. Isto é, vai levar o paciente a ter uma visão mais ampla de sua dor, pois ela pode indicar o modo como o paciente encara sua vida. Ele pode até indicar uma medicação, mas provavelmente vai sugerir uma mudança nas crenças e no modo de ver e levar a vida. Um médico com visão holística não combate a dor e a doença, mas busca caminhos de superação, através de um reequilíbrio energético do paciente.
Visão do terapeuta holístico:
No seu dia a dia de profissão, o terapeuta holístico auxilia seus clientes a melhorarem seu bem-estar, através de técnicas que visam o autoconhecimento e a compreensão de sua saúde como um todo.
Nossa saúde e realidade são formadas por um conjunto de crenças, memórias, sentimentos, emoções e pensamentos, que podem nos ajudar ou limitar.
O terapeuta holístico não leva em conta apenas os sintomas do cliente, mas todo seu histórico, crenças e hábitos até o momento, que podem ter desencadeado um desequilíbrio na vida. E através disso, atua terapeuticamente para o seu bem-estar e autoconhecimento.
Dados levantados pelo Ministério da Saúde mostram que a procura por terapias alternativas (holísticas) no SUS aumentou nos últimos anos.